Paranavaí
Min. 21°C Max. 35°C
diario do noroeste

Articulistas

Márcia Spada
Márcia Spada
COMPORTAMENTO

"Eterno enquanto dure..."

19/04/16 - Articulista > Márcia Spada

Alguns casais se sentem confortáveis em uma relação de dependência emocional na qual vivem.
Para outros, entretanto, essa dependência é sinônimo de constante sofrimento. Com o tempo, eles tendem a misturar amor com raiva; acabam encontrando na baixa autoestima, no medo da solidão e na preocupação com os filhos a justificativa para prolongar o casamento. 
Mas não é preciso chegar a esse extremo. Existem várias alternativas para que o casamento seja tão atraente e revolucionário, a ponto de se desejar permanecer nele com crescimento para o casal.
Nenhuma escolha é livre de renúncias. Com relação ao casamento a regra é a mesma. Ao decidir por uma vida a dois, algumas renúncias precisam ser realizadas, porém, sem sofrimentos insuportáveis e sim com o peso natural da responsabilidade.
Quando cada parceiro é responsável por si mesmo e, via de regra arca com as consequências de seus atos, o casamento deixa de ser um fardo para se transformar em um prazer e uma possibilidade de crescimento.
Atualmente, casar deveria ser visto como fruto do desejo, já que não estamos historicamente na época que as mulheres casavam sem mesmo conhecer seu marido e vice-versa. 
Nesses casamentos às cegas, por conveniência social ou econômica, não havia espaço para escolha como é possível atualmente e, os parceiros permaneciam casados até que a morte os separasse.
No entanto, falar em "eterno enquanto dure" ou enquanto valer a pena, não significa fazer apologia de uma vida sem responsabilidade ou sem paciência para viver as renúncias inerentes à uma convivência a dois. Tampouco supor que não seja possível eternizar uma vida a dois com prazer de ambos os parceiros.
Não entendo o casamento como uma relação pronta. Sabemos que ao longo de uma vida amorosa acontecem fatos que poderão diminuir ou intensificar o sentimento de amor.
Como o casamento não é um vínculo pronto, mas sim um projeto em aberto, só avança quando os limites do outro são respeitados e, a cada situação de conflito, ambos se esforçam para tentar encontrar uma solução que represente uma evolução para os parceiros.
O laço do casamento existe e dura condicionado ao amor e; a experiência do amor, dura se valer a pena.
Fazer o casamento valer a pena, portanto, é de total responsabilidade de cada parceiro.
É natural que seja assim, uma vez que a prioridade de viver a dois não recai mais sobre o peso da norma e da tradição, mas sim, com o triunfo dos afetos e escolha dos próprios parceiros. 
Assim, casar ou manter um casamento por qualquer motivo que não o de agregar bem estar, deve ser analisada com carinho e todo o peso das consequências dessa escolha, já que acarreta em alterações, tanto boas quanto ruins, na qualidade de vida de cada um dos cônjuges e da família inteira.

Colaboração de Márcia Spada

Mais

Márcia Spada 23/05/16

Felicidade: Sentimento Inviolável

Márcia Spada 10/05/16

Crimes dos “sem coração”

Márcia Spada 03/05/16

Quando o amor sufoca

Márcia Spada 26/04/16

O Corpo tem suas razões

Márcia Spada 12/04/16

As casas dos três porquinhos e a construção de nossos laços afetivos

ver todas

diario do noroeste

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada
diario do noroeste

Programe-se

23/01/19

Palestra sobre o tema Saúde Emocional, com a palestrante San Gavioli, master positive coach, às 19h, na Aciap. A entrada é uma colaboração espontânea de um livro novo ou usado.

24/01/19

Baile do Cincão sob a animação musical dos Meninos do Fandango (Adilson Gaiteiro), no Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h.

24/01/19

No Centro Espírita André Luiz (Casa da Sopa), palestra sobre o tema O Filho Pródigo. Às 20h, com a palestrante Beatriz Gelati.

24/01/19

No Sesc de Paranavaí, exibição gratuita do filme “Eu não sou seu negro”. Às 19h30, na unidade central do Sesc, próximo à Praça dos Pioneiros.

25/01/19

Acampamento Mirim, para campistas de 10 a 12 anos de idade, realização da Paróquia São Sebastião- Santuário do Carmo. Dias 25 a 27 de janeiro.

26/01/19

Nathal Santos mais Gaiteiro Mizael são os destaques musicais no baile do Paranavaí Tênis Clube. Início 22h.

30/01/19

Colação de Grau dos Cursos da Unipar de Paranavaí: Arquitetura e Urbanismo, Estética e Cosmética, Farmácia e Sistemas de Informação. Às 19h, no Harmonia Country Club.

31/01/19

Baile do Cincão ao som da Banda Santa Maria. No Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h.

31/01/19

Colação de Grau dos Cursos da Unipar de Paranavaí: Administração e Engenharia Civil. Às 19h, no Harmonia Country Club.

31/01/19

No Sesc de Paranavaí, exibição gratuita do filme “O futuro perfeito”. Às 19h30, na unidade central do Sesc, próximo à Praça dos Pioneiros.

31/01/19

Palestra com tema livre, proferida pelo palestrante Jorge Alberto. Às 20h, no Centro Espírita André Luiz (Casa da Sopa).

01/02/19

Colação de Grau do Curso de Direito da Unipar de Paranavaí. Às 19h, no Harmonia Country Club.

02/02/19

Encontro de Cura e Libertação "Por suas feridas fomos curados", no Recanto Dom Bosco, numa realização da CCE. O Acampamento de Oração será com Ironi Spuldaro. Contato: 3446-2947.

03/02/19

Encontro de Cura e Libertação "Por suas feridas fomos curados", no Recanto Dom Bosco, numa realização da CCE. O Acampamento de Oração será com Ironi Spuldaro. Contato: 3446-2947.

14/02/19

Formação em Hipnose Clínica, ministrada por Fernando Ventura, de São Paulo. Realização: Questão de Método. Dias 14 a 17. Contatos: fone 99900-9434 ou 99906-8696.

16/02/19

Show Serenata, de Oswaldo Montenegro, às 21h, no Teatro Marista, em Maringá.

22/02/19

Concurso Rainha da 48ª ExpoParanavaí (Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí).

02/03/19

Cavalgada que antecede a 48ª ExpoParanavaí.

08/03/19

Abertura da 48ª ExpoParanavaí e 22ª Internacional, no Parque de Exposições Costa e Silva. Continua até dia 17.

09/03/19

Na ExpoParanavaí, show da dupla Zé Neto & Cristiano.

diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream