Paranavaí
Min. 14°C Max. 26°C

Colunistas

Sinopse Geral
Sinopse Geral
Saul Bogoni

SINOPSE GERAL

06/02/19 - Colunista > Sinopse Geral

DE acordo com o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil, todos os dias são registrados de 15 a 20 ocorrências em Curitiba. Se considerados ainda os pedidos de apoio que chegam de outras delegacias pelo Paraná, o número de reclamações se aproxima de uma centena, com um registro a cada 14 minutos, em média. As ocorrências mais comuns, aponta o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, titular do Nuciber, envolvem crimes contra o patrimônio, desvio de dinheiro, estelionato virtual e crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação). No entanto, não é raro aparecerem casos ainda mais graves, como pedofilia, tráfico de drogas e questões raciais (injúria racial e racismo).

EXCESSO de informações pessoais é um dos maiores problemas, segundo o delegado titular do Nuciber. Os principais equívocos cometidos pelos internautas ao utilizar os meios virtuais de comunicação estão relacionados ao uso descontrolado e sem a devida cautela. As comunidades de relacionamento têm impulsionado muito a criminalidade e vemos as pessoas disponibilizarem informações de forma exagerada. Estudantes postam foto com uniforme do colégio, dizem para onde vão, o que estão fazendo. Isso tudo facilita (para o criminoso), que começa a fazer uma pesquisa (sobre a vítima) e tem muitos dados, alerta Demétrius.

DESAVENÇAS agora públicas entre PT e PCdoB se arrastam desde o ano passado, após os dois partidos perderem a eleição para Jair Bolsonaro. Enquanto ala dos comunistas pregava um movimento de ampliação da esquerda, a direção petista dizia que “o momento era o de reforçar identidade”. A ala do PCdoB que conseguiu isolar o PT na disputa por espaços na direção da Câmara diz que o partido do ex-presidente Lula “parou no tempo” e está sendo “conduzido ao gueto”.

PARA alguns analistas, “tá na hora dessa gente se recolher e estudar o País, antes de falar tanta besteira, apenas por necessidade de se comunicar aos rebanhos submissos e acéfalos de seus partidos. Ou então calarem definitivamente a boca!”

SENADOR paranaense Flavio Arns (Rede) afirmou em nota publicada domingo que não seguirá a determinação do partido de fazer oposição ao governo do presidente Bolsonaro. "Estamos vivendo um momento de grande expectativa no cenário político nacional. Um novo momento, que exige total transparência e tomada de posicionamentos. Tenho manifestado, desde o resultado das eleições presidenciais, que minha postura no Senado Federal não será de oposição ou situação, mas sim de posição a favor do Brasil", escreveu ele. Arns discorda especificamente sobre o trecho da nota da Rede que diz que atuará como “oposição democrática e firme contra o governo Bolsonaro” no Congresso Nacional. “Ressalto que não participei das discussões que resultaram na decisão tomada pela Executiva da Rede e que, em todos os momentos, tenho manifestado esse posicionamento aos colegas de bancada, ao partido e a toda a sociedade", afirmou.

DEFESA Civil de Santa Catarina interditou desde a noite de segunda-feira (4) a Serra do Rio do Rastro, a SC-390, que liga os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A interdição se deve ao risco de desabamento. Rachaduras foram identificadas em vários trechos da estrada durante um monitoramento de rotina e, segundo a Defesa Civil do Estado, a ameaça de desabamento é iminente. Não há previsão de liberação da rodovia para tráfego. Ao motorista que trafega pela região, a Defesa Civil recomenda rota alternativa pela BR-282, que liga os municípios de Florianópolis e Paraíso. O órgão ressalta ainda que “apesar dos transtornos à mobilidade, a medida tem o objetivo de resguardar vidas”.

JORNAL Gazeta do Povo de Curitiba completou domingo (3) seus 100 anos de fundação. A diretora Ana Amélia Filizola disse que “a sensação de termos chegado aqui é muito boa. É muita felicidade comemorar com os curitibanos, paranaenses e brasileiros estes 100 anos”. A Gazeta do Povo foi criada por Benjamin Lins e por Plácido e Silva, que lançaram a primeira edição em 3 de fevereiro de 1919. 
EM 1962 a Gazeta foi comprada por Francisco Cunha Pereira Filho e por Edmundo Lemanski. Hoje a empresa é comandada pelos irmãos Guilherme Döring Cunha Pereira, presidente executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), e Ana Amélia Filizola, diretora da unidade jornais. Em 2017 a Gazeta deu um enorme salto tecnológico: passou a ser um jornal totalmente digital, com apenas uma edição impressa semanal, no formato revista, uma das transformações planejadas rumo aos 100 anos do periódico.

GOVERNADOR
Ratinho Junior fará a primeira interiorização do seu governo nesta semana. Ele assinou quinta-feira (31) o decreto que transfere a sede do Executivo Estadual para Cascavel nos dias 7 e 8 de fevereiro (quinta e sexta-feira). Uma série de reuniões de trabalho, com a participação dos secretários de Estado e presidentes de autarquias e empresas públicas está sendo agendada, incluindo encontro com lideranças e prefeitos da região. A agenda coincide com o Show Rural Coopavel, evento que abre o calendário agropecuário brasileiro e acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro na cidade.

NÚMERO de empresas com contas em atraso e registradas no cadastro de inadimplentes apresentou crescimento de 7,44% no fechamento de 2018 na comparação com 2017. Como alento apenas o ritmo de alta que perdeu força em quatro das cinco regiões analisadas. Os dados são do CNDL e do SPC Brasil.

EMPRESÁRIO Tony Garcia, colaborador da Justiça na Operação Rádio Patrulha, entregou uma nova leva de gravações ao Ministério Público Estadual. São áudios de conversas de Garcia com o ex-governador Beto Richa (PSDB); com o irmão dele, José Richa Filho, ex-secretário de Infraestrutura e Logística; com o primo Luiz Abi Antoun, apontado como operador financeiro da família Richa; e com os empresários Celso Frare, Osni Pacheco e Joel Malucelli. Os áudios se referem a acertos em licitações de manutenção de estradas rurais, objeto de investigação da Rádio Patrulha.

DA apresentadora do programa ‘Mais você’, da Rede Globo, Ana Maria Braga: “Nós ficamos aqui na torcida para que o presidente se recupere logo, porque o Brasil está precisando do presidente à frente para tocar esse mundo de coisas que têm acontecido”.

PROJETO anticrime apresentado segunda-feira (4) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, “reciclou” pelo menos 10 tópicos do famoso pacote das 10 medidas de combate à corrupção que “naufragou” no Congresso Nacional entre 2016 e 2017. Informações da UOL. 

PACOTE das 10 medidas foi um projeto de iniciativa popular que contou com a assinatura de mais de 2 milhões de pessoas. Ele foi encabeçado pela PR-PR (Procuradoria da República no Paraná) no auge da Operação Lava Jato. Apesar do empenho do então magistrado, o projeto foi esfacelado ao tramitar na Câmara Federal. Das 10 medidas inicialmente propostas, apenas uma foi aprovada pelo Plenário da Câmara de forma integral. A proposta ainda tramita no Senado. Na época, o então deputado e hoje ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o projeto estava sendo “dizimado”.

PARA Moro, o Congresso agora vive “outro momento político”. “Há uma abertura maior para propostas relacionadas a essa área de corrupção. Muitas vezes no passado houve também problemas de conflitos e tensões decorrentes do momento circunstancial. Acredito que essas questões foram muito superadas com a eleição do novo governo federal”, afirmou.

FRASE: O dinheiro que sobra para a manutenção de privilégios é o que falta para garantir a oferta de serviços essenciais (Ismar Viana).

Mais

Sinopse Geral 20/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 17/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 16/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 15/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 11/08/19

SINOPSE GERAL

ver todas

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada

Programe-se

21/08/19

Reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), tendo na presidência Cláudio Miguel de Souza. Às 18h30, na Aciap.

22/08/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Jovens Empresários e Empreendedores de Paranavaí (Aciap Jovem), sob a presidênciade Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa). Às 18h30, na Aciap.

22/08/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Paranavaí (Aciap Mulher), sob a presidência de Denise Pierin. Às 7h30, na Aciap.

23/08/19

Em Paraíso do Norte, baile com a Alma Fandangueira, a partir das 22h, no Clube da Terceira Idade.

24/08/19

Chá entre Elas, realização da Comunidade Evangélica de Paranavaí. Café Colonial, sorteio de brindes e momento da Palavra de Deus, às 16h, no Augustus Padaria Empório. Convite R$ 25, com Josiane Pavelski, fone 99921-9221.

24/08/19

No Paranavaí Tênis Clube, baile ao som da Banda Alma Fandangueira. Às 22h.

28/08/19

Reunião do CCCP (Conselho da Comunidade da Comarca de Paranavaí), às 18h, na Aciap. Cláudio Miguel de Souza é o presidente.

30/08/19

Show musical “O amor me elegeu” do padre Fábio de Melo, às 22h, no Fashion Hall, em Maringá. Abertura dos portões às 21h15.

31/08/19

3ª Noite Queijos e Vinhos, 21h, no Parque Costa e Silva, numa realização da SRNP. Rogério Cordoni canta Elvis Presley, o “Rei do Rock”. Mesas pelo fone 3424-2020.

31/08/19

Magalhães do Forró é a atração musical no baile do Paranavaí Tênis Clube. Às 22h.

31/08/19

Sessão solene para posse de novos acadêmicos da Alap (Academia de Letras e Artes de Paranavaí). Às 17h no Anfiteatro da Unipar.

31/08/19

Venda de feijoada, na Associação Atlética São Lucas. Retirada das 11h às 14h. R$ 30 a porção.

03/09/19

XXIV Festival da Primavera da SPDC. Apresentações artísticas, comidas típicas, show de prêmios e culturas orientais. Prossegue até dia 7.

04/09/19

Show de prêmios às 20h na SPDC, programação da XXIV Festival da Primavera.

06/09/19

Motofest em Paranavaí, no Parque de Exposições Presidente Costa e Silva. Churrasco, muito rock, balada, camping e exposição de carros antigos. Continua dias 7 e 8.

12/09/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Jovens Empresários e Empreendedores de Paranavaí (Aciap Jovem), sob a presidênciade Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa). Às 18h30, na Aciap.

12/09/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Paranavaí (Aciap Mulher), sob a presidência de Denise Pierin. Às 7h30, na Aciap.

15/09/19

Effeta, no Parque de Exposições de Paranavaí. A partir das 9h.

15/09/19

Macarronada Solidária, tradicional promoção do Lions Clube de Paranavaí. Das 11h30 às 14h, em sua sede.

18/09/19

Reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), tendo na presidência Cláudio Miguel de Souza. Às 18h30, na Aciap.

agência dream