Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
diario do noroeste

Colunistas

Sinopse Geral
Sinopse Geral
Saul Bogoni

SINOPSE GERAL

06/02/19 - Colunista > Sinopse Geral

DE acordo com o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil, todos os dias são registrados de 15 a 20 ocorrências em Curitiba. Se considerados ainda os pedidos de apoio que chegam de outras delegacias pelo Paraná, o número de reclamações se aproxima de uma centena, com um registro a cada 14 minutos, em média. As ocorrências mais comuns, aponta o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, titular do Nuciber, envolvem crimes contra o patrimônio, desvio de dinheiro, estelionato virtual e crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação). No entanto, não é raro aparecerem casos ainda mais graves, como pedofilia, tráfico de drogas e questões raciais (injúria racial e racismo).

EXCESSO de informações pessoais é um dos maiores problemas, segundo o delegado titular do Nuciber. Os principais equívocos cometidos pelos internautas ao utilizar os meios virtuais de comunicação estão relacionados ao uso descontrolado e sem a devida cautela. As comunidades de relacionamento têm impulsionado muito a criminalidade e vemos as pessoas disponibilizarem informações de forma exagerada. Estudantes postam foto com uniforme do colégio, dizem para onde vão, o que estão fazendo. Isso tudo facilita (para o criminoso), que começa a fazer uma pesquisa (sobre a vítima) e tem muitos dados, alerta Demétrius.

DESAVENÇAS agora públicas entre PT e PCdoB se arrastam desde o ano passado, após os dois partidos perderem a eleição para Jair Bolsonaro. Enquanto ala dos comunistas pregava um movimento de ampliação da esquerda, a direção petista dizia que “o momento era o de reforçar identidade”. A ala do PCdoB que conseguiu isolar o PT na disputa por espaços na direção da Câmara diz que o partido do ex-presidente Lula “parou no tempo” e está sendo “conduzido ao gueto”.

PARA alguns analistas, “tá na hora dessa gente se recolher e estudar o País, antes de falar tanta besteira, apenas por necessidade de se comunicar aos rebanhos submissos e acéfalos de seus partidos. Ou então calarem definitivamente a boca!”

SENADOR paranaense Flavio Arns (Rede) afirmou em nota publicada domingo que não seguirá a determinação do partido de fazer oposição ao governo do presidente Bolsonaro. "Estamos vivendo um momento de grande expectativa no cenário político nacional. Um novo momento, que exige total transparência e tomada de posicionamentos. Tenho manifestado, desde o resultado das eleições presidenciais, que minha postura no Senado Federal não será de oposição ou situação, mas sim de posição a favor do Brasil", escreveu ele. Arns discorda especificamente sobre o trecho da nota da Rede que diz que atuará como “oposição democrática e firme contra o governo Bolsonaro” no Congresso Nacional. “Ressalto que não participei das discussões que resultaram na decisão tomada pela Executiva da Rede e que, em todos os momentos, tenho manifestado esse posicionamento aos colegas de bancada, ao partido e a toda a sociedade", afirmou.

DEFESA Civil de Santa Catarina interditou desde a noite de segunda-feira (4) a Serra do Rio do Rastro, a SC-390, que liga os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A interdição se deve ao risco de desabamento. Rachaduras foram identificadas em vários trechos da estrada durante um monitoramento de rotina e, segundo a Defesa Civil do Estado, a ameaça de desabamento é iminente. Não há previsão de liberação da rodovia para tráfego. Ao motorista que trafega pela região, a Defesa Civil recomenda rota alternativa pela BR-282, que liga os municípios de Florianópolis e Paraíso. O órgão ressalta ainda que “apesar dos transtornos à mobilidade, a medida tem o objetivo de resguardar vidas”.

JORNAL Gazeta do Povo de Curitiba completou domingo (3) seus 100 anos de fundação. A diretora Ana Amélia Filizola disse que “a sensação de termos chegado aqui é muito boa. É muita felicidade comemorar com os curitibanos, paranaenses e brasileiros estes 100 anos”. A Gazeta do Povo foi criada por Benjamin Lins e por Plácido e Silva, que lançaram a primeira edição em 3 de fevereiro de 1919. 
EM 1962 a Gazeta foi comprada por Francisco Cunha Pereira Filho e por Edmundo Lemanski. Hoje a empresa é comandada pelos irmãos Guilherme Döring Cunha Pereira, presidente executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), e Ana Amélia Filizola, diretora da unidade jornais. Em 2017 a Gazeta deu um enorme salto tecnológico: passou a ser um jornal totalmente digital, com apenas uma edição impressa semanal, no formato revista, uma das transformações planejadas rumo aos 100 anos do periódico.

GOVERNADOR
Ratinho Junior fará a primeira interiorização do seu governo nesta semana. Ele assinou quinta-feira (31) o decreto que transfere a sede do Executivo Estadual para Cascavel nos dias 7 e 8 de fevereiro (quinta e sexta-feira). Uma série de reuniões de trabalho, com a participação dos secretários de Estado e presidentes de autarquias e empresas públicas está sendo agendada, incluindo encontro com lideranças e prefeitos da região. A agenda coincide com o Show Rural Coopavel, evento que abre o calendário agropecuário brasileiro e acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro na cidade.

NÚMERO de empresas com contas em atraso e registradas no cadastro de inadimplentes apresentou crescimento de 7,44% no fechamento de 2018 na comparação com 2017. Como alento apenas o ritmo de alta que perdeu força em quatro das cinco regiões analisadas. Os dados são do CNDL e do SPC Brasil.

EMPRESÁRIO Tony Garcia, colaborador da Justiça na Operação Rádio Patrulha, entregou uma nova leva de gravações ao Ministério Público Estadual. São áudios de conversas de Garcia com o ex-governador Beto Richa (PSDB); com o irmão dele, José Richa Filho, ex-secretário de Infraestrutura e Logística; com o primo Luiz Abi Antoun, apontado como operador financeiro da família Richa; e com os empresários Celso Frare, Osni Pacheco e Joel Malucelli. Os áudios se referem a acertos em licitações de manutenção de estradas rurais, objeto de investigação da Rádio Patrulha.

DA apresentadora do programa ‘Mais você’, da Rede Globo, Ana Maria Braga: “Nós ficamos aqui na torcida para que o presidente se recupere logo, porque o Brasil está precisando do presidente à frente para tocar esse mundo de coisas que têm acontecido”.

PROJETO anticrime apresentado segunda-feira (4) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, “reciclou” pelo menos 10 tópicos do famoso pacote das 10 medidas de combate à corrupção que “naufragou” no Congresso Nacional entre 2016 e 2017. Informações da UOL. 

PACOTE das 10 medidas foi um projeto de iniciativa popular que contou com a assinatura de mais de 2 milhões de pessoas. Ele foi encabeçado pela PR-PR (Procuradoria da República no Paraná) no auge da Operação Lava Jato. Apesar do empenho do então magistrado, o projeto foi esfacelado ao tramitar na Câmara Federal. Das 10 medidas inicialmente propostas, apenas uma foi aprovada pelo Plenário da Câmara de forma integral. A proposta ainda tramita no Senado. Na época, o então deputado e hoje ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o projeto estava sendo “dizimado”.

PARA Moro, o Congresso agora vive “outro momento político”. “Há uma abertura maior para propostas relacionadas a essa área de corrupção. Muitas vezes no passado houve também problemas de conflitos e tensões decorrentes do momento circunstancial. Acredito que essas questões foram muito superadas com a eleição do novo governo federal”, afirmou.

FRASE: O dinheiro que sobra para a manutenção de privilégios é o que falta para garantir a oferta de serviços essenciais (Ismar Viana).

Mais

Sinopse Geral 17/02/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 16/02/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 15/02/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 14/02/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 13/02/19

SINOPSE GERAL

ver todas

diario do noroeste

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada
diario do noroeste

Programe-se

17/02/19

Em Amaporã, 1º Rodeio Profissional. A partir das 14h, Domingueira Automotiva, e final do Concurso Princesa do Rodeio. Ingresso para o Rodeio: R$ 15; ingresso para o show musical: R$ 10.

21/02/19

Baile do Cincão no Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h, ao som de Ruan Marcos e Diego.

21/02/19

Palestra espírita às 20h na Casa da Sopa. José Carlos Bertacchi falará sobre o tema A Revelação Espiríta.

22/02/19

Concurso Rainha da 48ª ExpoParanavaí (Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí).

23/02/19

Zico Gaiteiro e Balanço Fandangueiro fazem a festa no Paranavaí Tênis Clube. O baile inicia-se a partir das 22h.

28/02/19

A Verdadeira Riqueza é o tema a ser explorado pelo palestrante Cláudio Madeiras, às 20h, na Casa da Sopa.

28/02/19

Baile do Cincão sob a animação musical de Denys Russo, no Paranavaí Tênis Clube. Início às 20h.

02/03/19

Cavalgada que antecede a 48ª ExpoParanavaí.

08/03/19

Abertura da 48ª ExpoParanavaí e 22ª Internacional, no Parque de Exposições Costa e Silva. Continua até dia 17.

09/03/19

Na ExpoParanavaí, show da dupla Zé Neto & Cristiano.

09/03/19

Reunião da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, sob a presidência de José Cauneto.

15/03/19

Show do cantor Gusttavo Lima, na ExpoParanavaí.

16/03/19

Show de Henrique & Juliano, na ExpoParanavaí.

11/05/19

Na Expoingá, show de Gusttavo Lima. Às 23h, em Maringá.

14/05/19

Show de Alexandre Pires, na Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Às 22h.

diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream