Paranavaí
Min. 14°C Max. 26°C

Colunistas

Sinopse Geral
Sinopse Geral
OPINIÃO

SINOPSE GERAL

07/02/19 - Colunista > Sinopse Geral

BASE aliada do governo Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa já conta com 41 deputados. Segundo informações da própria liderança do governo poderá chega a 44 dependendo da conversa que o líder Hussein Bakri terá com os três deputados eleitos pelo PP da ex-governadora Cida Borghetti. A bancada de oposição conta com seis deputados – quatro do PT e dois do MDB. Outros quatro deputados se declaram independentes (dois do Pros, um do DEM e outro do PDT).

QUATRO ex-deputados passam a integrar o governo de Ratinho Júnior. São eles: Alexandre Guimarães, que assume o cargo de assessor especial da Governadoria; Cláudio Palozi, que será superintendente da ParanaEducação; Rasca Rodrigues, nomeado como diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Luiz Accorsi, que irá integrar a assessoria do governador. 

NA equipe de Ratinho Júnior, também, o filho do deputado federal Rubens Bueno (PPS), Rubens Bueno II, nomeado como assessor da Casa Civil. O Diário Oficial de ontem traz, ainda, a nomeação de 16 nomes para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entre eles o ex-titular da pasta (governo Cida Borghetti) Décio Sperandio.

PRESIDENTE Bolsonaro exonerou ontem o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, cujo nome de batismo é Marcelo Henrique Teixeira Dias. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo aponta Marcelo Antônio como integrante de um esquema irregular para lançar candidatos "laranjas" nas eleições passadas e assim desviar verbas eleitorais do Fundo Partidário, beneficiando-se do sistema. Reeleito por Minas Gerais, Marcelo Antônio (PSL-MG) foi o deputado federal mais votado do estado. Na sua conta no Twitter ele negou qualquer tipo de irregularidade. "Sou o alvo de uma matéria que deturpa os fatos e traz denúncias vazias sobre nossa campanha em Minas Gerais”, afirmou. Também disse que volta já, já ao cargo.

QUATRO dias depois de tomar posse em seu primeiro mandato o deputado estadual Boca Aberta Júnior já anunciou que está mudando de partido. Eleito em outubro pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o parlamentar anunciou que vai se filiar ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A filiação oficial do parlamentar acontecerá em abril, quando os parlamentares terão uma janela partidária para mudar de sigla sem a perda do mandato. Boca Aberta Jr. é filho do deputado federal Emerson Boca Aberta (PROS).

MINISTRO da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, retratou-se por uma frase atribuída erroneamente ao cantor Cazuza, mas depois disse que se tratava de um erro bobo. Culpou ainda a mídia por supostamente descontextualizar suas declarações. Em entrevista à revista Veja ele disse que Cazuza "pregava que liberdade é passar a mão no guarda". Não há notícias de que o cantor, morto em 1990, teria dito isso. A frase é atribuída ao grupo humorístico "Casseta & Planeta" nos anos 1980. Lucinha, mãe de Cacuza, divulgou mais cedo uma carta aberta em que refutava a ligação da frase a seu filho, classificava o episódio como inadmissível e ameaçava processar o ministro.

JOGANDO a culpa na imprensa, o ministro Vélez disse que a mídia não mostra que agora há no MEC "uma equipe comprometida com a educação do nosso povo" e que diretrizes "nocivas do sistema educacional" estão sendo revistas. O ministro não citou quais seriam essas novas diretrizes. A nota diz que a pasta está trabalhando para desaparelhar as escolas e educar de verdade. "É isso que importa, mas não é isso que a mídia quer que você saiba", completa a nota assinada por ele. 

TRÊS de seis secretários escolhidos por Vélez são ex-alunos seus sem nenhuma experiência em gestão educacional. A única diretriz anunciada pelo governo Bolsonaro na área de educação é um foco em alfabetização, embora não haja detalhes do que será feito. Vélez escolheu para uma nova Secretaria de Alfabetização o dono de uma pequena escola do Paraná, também sem experiência em gestão pública. Carlos Nadalim foi indicado pelo escritor Olavo de Carvalho, assim como o próprio Vélez. Na mesma entrevista à revista Veja, o ministro, que é colombiano, disse que o brasileiro é um "canibal viajando" e que rouba coisas de hotéis e aviões. Sobre essa declaração o ministro não pediu desculpas.

MINISTRO do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está em um relacionamento complicado com as ONGs ambientalistas. Ele bloqueou da sua conta pessoal no Twitter alguns perfis como o do Observatório do Clima e o do coordenador de campanhas do Greenpeace, Nilo D Ávila. Ele explica que "está aberto para receber todos os ambientalistas sérios". Questionado sobre qual o seu critério de seriedade, Salles responde que "as organizações que ligarem e agendarem uma reunião para discutir uma pauta serão recebidas. Mas você não pode ir na internet dizer que sou burro, incompetente, e depois querer vir aqui; isso não é ter uma boa relação". O critério do ministro também inclui regras de comportamento. "Vou receber quem tenha uma pauta séria; sem "assembleísmo", sem manifestação", descreve.

NA disputa por espaço, poder político e cargos na "nova" Assembleia Legislativa, surgiu uma parceria no mínimo inusitada. O MDB do ex-senador Roberto Requião formou um bloco com o Democratas – legenda oriunda do antigo PFL (Partido da Frente Liberal) – nascido de uma dissidência do PDS, que, por sua vez, foi a sigla herdeira da Arena – que dava sustentação ao governo militar.

AS bancadas do DEM e do MDB foram as primeiras a formalizar a criação do bloco, formado pelos deputados Anibelli Neto (PMDB), Requião Filho (PMDB) – filho do ex-senador Roberto Requião - Nelson Justus (DEM) e Plauto Miró Guimarães (DEM). O bloco indicou Anibelli como líder e Justus como vice-líder. Justus deve disputar o comando da Comissão de Constituição e Justiça – mais importante da Assembleia – com o recém-empossado deputado Fernando Francishini (PSL).

PSDB formado pelos deputados Ademar Traiano, Paulo Litro e Michele Caputo, uniu-se ao PV, constituído por Rodrigo Estacho e Soldado Adriano José. Seu líder é Caputo, tendo como vice-líderes Soldado Adriano e Paulo Litro. Também formaram bloco o PR/PRB/PODE, com quatro integrantes: Alexandre Amaro (PRB), Delegado Jacovós (PR), Marcel Micheletto (PR) e Galo (PODE). Para liderá-lo foi escolhido o deputado Alexandre Amaro, tendo como vice-líderes Delegado Jacovós e Galo. A bancada do PPS, constituída pelos deputados Tercílio Turini, Cristina Silvestre e Douglas Fabrício, formalizou terça-feira (5) a indicação do líder e do vice-líder. São eles: Douglas Fabrício e Cristina Silvestri, respectivamente.

PDT, o PMN e o PPL constituíram bloco integrado pelos deputados Nelson Luersen (PDT), Goura (PDT), Dr. Batista (PMN) e Marcio Pacheco (PPL). O líder do bloco será o deputado Goura, e o vice-líder, Marcio Pacheco. O PSD, que tem em seus quadros Mauro Moraes, Hussein Bakri, Francisco Buhrer, Cobra Repórter e Delegado Recalcati, escolheu para a liderança o deputado Mauro Moraes, e para vice-líder, Cobra Repórter. PROS, integrado pelos deputados Soldado Fruet, Homero Marchese e Boca Aberta Jr. indicou como líder Soldado Fruet e como vice-líder Homero Marchese. O PP, formado pelos deputados Maria Victória, Luiz Carlos Martins e Gilberto Ribeiro, indicou como líder a deputada Maria Victória, e como vice-líder, Luiz Carlos Martins.

BANCADA da Oposição, composta pelos deputados Tadeu Veneri (PT), Anibelli Neto (MDB), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT) e Requião Filho (MDB), indicou para a Liderança o deputado Tadeu Veneri, e para a vice-liderança a deputada Luciana Rafagnin. A bancada do PT indicou como líder o deputado Professor Lemos e como vice-líder o deputado Arilson Chiorato.

FRASE: Na administração pública, aonde se espera o resultado político, obra sem alma é obra não feita, é promessa não cumprida, é nada mesmo que tudo (Jean Carlos Sestrem)

Mais

Sinopse Geral 20/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 17/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 16/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 15/08/19

SINOPSE GERAL

Sinopse Geral 11/08/19

SINOPSE GERAL

ver todas

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada

Programe-se

21/08/19

Reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), tendo na presidência Cláudio Miguel de Souza. Às 18h30, na Aciap.

22/08/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Jovens Empresários e Empreendedores de Paranavaí (Aciap Jovem), sob a presidênciade Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa). Às 18h30, na Aciap.

22/08/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Paranavaí (Aciap Mulher), sob a presidência de Denise Pierin. Às 7h30, na Aciap.

23/08/19

Em Paraíso do Norte, baile com a Alma Fandangueira, a partir das 22h, no Clube da Terceira Idade.

24/08/19

Chá entre Elas, realização da Comunidade Evangélica de Paranavaí. Café Colonial, sorteio de brindes e momento da Palavra de Deus, às 16h, no Augustus Padaria Empório. Convite R$ 25, com Josiane Pavelski, fone 99921-9221.

24/08/19

No Paranavaí Tênis Clube, baile ao som da Banda Alma Fandangueira. Às 22h.

28/08/19

Reunião do CCCP (Conselho da Comunidade da Comarca de Paranavaí), às 18h, na Aciap. Cláudio Miguel de Souza é o presidente.

30/08/19

Show musical “O amor me elegeu” do padre Fábio de Melo, às 22h, no Fashion Hall, em Maringá. Abertura dos portões às 21h15.

31/08/19

3ª Noite Queijos e Vinhos, 21h, no Parque Costa e Silva, numa realização da SRNP. Rogério Cordoni canta Elvis Presley, o “Rei do Rock”. Mesas pelo fone 3424-2020.

31/08/19

Magalhães do Forró é a atração musical no baile do Paranavaí Tênis Clube. Às 22h.

31/08/19

Sessão solene para posse de novos acadêmicos da Alap (Academia de Letras e Artes de Paranavaí). Às 17h no Anfiteatro da Unipar.

31/08/19

Venda de feijoada, na Associação Atlética São Lucas. Retirada das 11h às 14h. R$ 30 a porção.

03/09/19

XXIV Festival da Primavera da SPDC. Apresentações artísticas, comidas típicas, show de prêmios e culturas orientais. Prossegue até dia 7.

04/09/19

Show de prêmios às 20h na SPDC, programação da XXIV Festival da Primavera.

06/09/19

Motofest em Paranavaí, no Parque de Exposições Presidente Costa e Silva. Churrasco, muito rock, balada, camping e exposição de carros antigos. Continua dias 7 e 8.

12/09/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Jovens Empresários e Empreendedores de Paranavaí (Aciap Jovem), sob a presidênciade Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa). Às 18h30, na Aciap.

12/09/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Paranavaí (Aciap Mulher), sob a presidência de Denise Pierin. Às 7h30, na Aciap.

15/09/19

Effeta, no Parque de Exposições de Paranavaí. A partir das 9h.

15/09/19

Macarronada Solidária, tradicional promoção do Lions Clube de Paranavaí. Das 11h30 às 14h, em sua sede.

18/09/19

Reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), tendo na presidência Cláudio Miguel de Souza. Às 18h30, na Aciap.

agência dream